Curta e Siga


Quanto antes as mulheres se preocuparem com os ossos, melhor





Ao atingir a maioridade, por volta dos 21-22 anos, a mulher já desenvolveu até 90% de sua massa óssea – que continua a formar-se até aos 30 anos, mas de modo muito mais lento.

Desse ponto até chegar à menopausa, geralmente não há mudanças significativas. Mas, assim que os níveis de estrogénio começam a baixar, tem também início uma fase de perda óssea muitas vezes relevante.

Por isso é tão comum que a mulher que já passou pela menopausa fique tão suscetível à osteopenia, que é um estágio anterior à osteoporose. Apesar de a osteopenia não ser tão grave como a osteoporose, o risco de fraturas é maior do que antes.

Portanto, nunca é cedo demais para proteger os 206 ossos do corpo.

Alimentação adequada e exercícios físicos são fundamentais durante toda a vida para manter os ossos saudáveis.  É preciso estar sempre ciente de que atividade física regular é uma das formas de combater a osteoporose, já que os exercícios físicos não contribuem apenas para o fortalecimento muscular, mas também para a formação e o aumento da densidade mineral óssea".

O excesso de peso e a obesidade são inimigos dos ossos. Investigadores de Harvard descobriram que as mulheres na fase pré-menopausa e que tinham mais gordura visceral também tinham diminuição da densidade mineral óssea. Outros estudos indicam ainda que mulheres com excesso de peso são mais propensas à deficiência de vitamina D – o que pode aumentar o risco de fratura".

É comum 'encolher' um pouco, uma das explicações é que os discos intervertebrais se tornam cada vez mais desidratados e comprimidos, também pode haver um encurvamento da coluna vertebral. Mas, se uma paciente nota que perdeu cerca de três ou quatro centímetros de altura num curto período de tempo, pode haver uma fratura na coluna ou até osteoporose em estágio avançado. Por isso é importante fazer todos os exames indicados.


Dicas para Profissionais:
  • Curso Online de Atividade Física para Gestantes
  • Curso Online de Fisioterapia na Geriatria
  • Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas
  • Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!