Vários profissionais da saúde lidam com a Osteoporose





http://www.mdsaude.com/wp-content/uploads/osteoporose-ilustracao.jpg

Há vários profissionais da saúde que podem lidar com as implicâncias da Osteoporose. Ela faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma.

Como a atividade física corretamente orientada  é usada como parte importante no tratamento e controle da osteoporose, podendo reduzir ou até, estabilizar a perda de massa óssea do indivíduo, o profissional de Educação Física e o Fisioterapeuta podem ser importantes no tratamento.

A alimentação pode ser uma forma de repor as perdas que o corpo tem e que podem ter causado a osteoporose. O nutricionista ou o endocrinologista podem ajudar nesse processo. Para quem já tem a doença, o cálcio pode ser dado em dosagens de 1 mil a 1,5 mil miligramas por dia, com recomendação médica. Pode ser acompanhado por suplementos de vitamina D. Além disso, a reposição hormonal de estrógeno em mulheres durante e após o climatério consegue evitar a osteoporose. A ginecologia tem papel atuante nesse processo.

http://blogpilates.com.br/wp-content/uploads/2016/08/tratamento-osteoporose-1.jpg

A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Com a progressão da osteoporose, os ossos podem ficar esburacados e quebradiços. O colágeno e os depósitos minerais são desfeitos muito rapidamente e a formação do osso torna-se mais lenta. Com menos colágeno, surgem espaços vazios que enfraquecem o osso.  Se não forem feitos exames sanguíneos e de massa óssea, é percebida apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. A osteoporose pode, também, provocar deformidades e reduzir a estatura do doente. Nessa fase, pode-se precisar do ortopedista, do reumatologista ou do geriatra.

Falando um pouco da doença e da sua evolução, percebemos como a atuação de vários profissionais da saúde podem melhorar o tratamento e evitar que a osteoporose acometa o portador.

Prevenção e foco são as palavras chaves de um tratamento com sucesso.
Vários profissionais da saúde lidam com a Osteoporose Vários profissionais da saúde lidam com a Osteoporose Editado por saude.chakalat.net on 07:41 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.