segunda-feira, 6 de junho de 2016

Osteoporose: especialistas alertam que fraturas recorrentes são principal fator de risco


>




 http://julianakorth.com.br/fotos/012238-20110217-osteoporose.jpg

A osteoporose é uma doença osteometabólica que afeta em torno de 10 milhões de brasileiros e mata cerca de 40 mil por ano. A doença cresce com o envelhecimento da população, tanto que já é considerado um problema de saúde pública. Especialistas estarão reunidos, em Florianópolis (SC), com objetivo de abordar principais questões que envolvem a osteoporose e falar sobre os tratamentos mais eficazes para a prevenção de novas fraturas, principal problema para quem sofre da doença.

Na maioria dos casos, quando alguém sofre uma fratura por fragilidade , não basta apenas tratar a fratura em si, mas sim avaliar a necessidade de iniciar a tempo um tratamento adequado para evitar novas fraturas. De acordo com médicos, é fundamental discutir o tema sobre as formas de prevenção e também apresentar as novidades para os tratamentos existentes para osteoporose grave. Os especialistas explicam ainda que fraturas recorrentes aumentam o risco de vida do paciente e por isso o diagnóstico e o tratamento precisam ser assertivos, eficazes e iniciados prontamente. De acordo com a IOF (International Osteoporosis Foundation), única organização mundial que se dedica à luta contra a osteoporose e as doenças musculoesqueléticas, um terço das mulheres e um quinto dos homens com idade acima de 50 anos apresentarão fratura relacionada à doença ao longo da vida. 

Dados da entidade também revelam que fratura de fêmur, considerada a consequência mais séria, causa a morte de cerca de um quinto dos pacientes no primeiro ano. A fase inicial da doença, geralmente, é assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os sinais costumam aparecer em estágio mais avançado e os mais comuns são: dores nas costas, ombros caídos, abdômen saliente, entre outros. Portanto, a recomendação é de que haja uma avaliação rápida com a realização de exames e adequação de mudanças de hábitos para contribuir com uma qualidade de vida evitando as temidas fraturas.


Receba informações sobre Sua Saúde no Email

Comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Comment

Outros Posts Sobre Saúde


Receba no seu Email:

Dúvidas? Entre em contato!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todos os posts deste blog