Curta e Siga


Osteoporose: fratura geralmente é o primeiro sinal da doença




http://poracaso.ocponline.com.br/wp-content/uploads/2013/05/osteoporose.jpg

A osteoporose é  uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento e é considerada um grave problema de saúde pública.  

A patologia é causada pela redução de massa óssea, normalmente não apresenta sintomas e, normalmente, manifesta-se quando ocorre uma fratura, o que indica que já está em estágio avançado.

Outra característica importante é que eles estão em constante processo de renovação, já que são formados por células chamadas osteoclastos que reabsorvem as áreas envelhecidas e, por outras, os osteoblastos, que têm função de produzir ossos novos.

Com o tempo, a absorção das células velhas aumenta e a formação de novas células ósseas reduz. O resultado é que os ossos se tornam mais porosos e, com isso, perdem resistência. As perdas mais leves de massa óssea caracterizam a osteopenia e a redução mais intensa está relacionada à osteoporose.

A osteoporose pode manifestar-se tanto em homens quanto em mulheres, mas atinge especialmente a população feminina depois da menopausa em função da queda na produção do estrógeno.

A doença geralmente se manifesta através de fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço.

As lesões mais frequentes são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna, as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Com exceção das fraturas em que existe algum comprometimento neurológico, as demais devem ser tratadas, num primeiro momento, sem cirurgia. Uma das alternativas, no caso da coluna vertebral, é o uso de algum tipo de colete, por cerca de quatro meses, para auxiliar no alívio dos sintomas e consolidar os ossos.

Além do fator idade, estão mais propensas a desenvolver a doença as pessoas que têm histórico familiar, pessoas com pele branca, baixas e magras, que possuem deficiência na produção de hormônios, que têm alimentação deficiente em cálcio, sedentárias, entre outras.


Dicas para Profissionais:
  • Curso Online de Atividade Física para Gestantes
  • Curso Online de Fisioterapia na Geriatria
  • Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas
  • Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!