Remédio para osteoporose pode ajudar a combater câncer de mama







Um remédio aprovado na Europa para ser usado no tratamento de osteoporose pode impedir o crescimento de células que causam câncer de mama, afirma um estudo realizado pelo Instituto Duke de Câncer, localizado na Carolina do Norte, nos EUA.

O medicamento bazedoxifeno teve resposta positiva mesmo em casos de tumores que já não respondem aos tratamentos tradicionais, segundo a pesquisa.

Em análises de laboratório feitas em células cultivadas e em animais, o remédio inibiu o crescimento das células cancerígenas que dependem do hormônio estrogênio, inclusive aquelas que já haviam desenvolvido resistência a outros remédios usados contra o câncer de mama, como o tamoxifeno e os inibidores de aromatase.
saiba mais
Cientistas dizem ter descoberto origem do câncer de mama
Justiça dos EUA decide que DNA humano não pode ser patenteado

Atualmente, pacientes que já não respondem ao tratamento com os dois remédios são submetidas à quimioterapia, que costuma provocar fortes efeitos colaterais, afirmam os cientistas.

“Descobrimos que o bazedoxifeno se associa ao receptor de estrogênio e interfere em sua atividade. Mas o surpreendente é que percebemos que ele também degrada o receptor, eliminando-o”, disse o pesquisador Donald McDonnell, do Instituto Duke, durante o encontro anual da Sociedade de Endocrinologia dos EUA, realizado no sábado (15).

Para chegar ao resultado, os pesquisadores usaram diversos tipos de células de câncer de mama, inclusive as que já não respondiam ao Lapatinib, medicamento usado em algumas pacientes com tumores avançados.
Remédio para osteoporose pode ajudar a combater câncer de mama Remédio para osteoporose pode ajudar a combater câncer de mama Editado por saude.chakalat.net on 07:46 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.