Osteoporose - Epidemia silenciosa






A Osteoporose é uma doença caracterizada por diminuição da densidade óssea e consequente aumento da fragilidade do esqueleto e aumento do risco de fraturas por pequenos traumas.

É a enfermidade do esqueleto de maior incidência mundial e a segunda causa de morbidade musculoesquelética nos idosos.

A Osteoporose é uma doença silenciosa, cursando assintomática até o surgimento das complicações que são as fraturas por pequenos traumas.

Estima-se que 5,5 milhões de brasileiros tenham Osteoporose e que ocorram 1,6 milhões de fraturas secundárias a Osteoporose por ano.

A Osteoporose acomete mais idosos e mulheres na pós-menopausa e, o risco de sofrer uma fratura por Osteoporose na mulher após os 50 anos é de 37,5%.

A fratura de quadril é a mais grave, apresentando altos índices de óbito ou incapacidades ocasionada pela fratura.

São fatores de risco para Osteoporose a idade avançada, raça branca e oriental, fraturas prévias e histórico familiar de Osteoporose, além de, baixo peso, tabagismo e consumo excessivo de álcool e café.

Em virtude da alta frequência da doença na população, considerando-se o risco de fraturas, suas complicações e sendo uma doença silenciosa, recomenda-se realizar busca ativa do diagnóstico.

O diagnóstico de Osteoporose é realizado através da Densitometria Óssea, sendo recomendado a realização deste exame em todas as mulheres acima de 65 anos e, naquelas na pós-menopausa com fatores de risco.

Uma vez feito o diagnóstico deve-se estimular o consumo de leite e derivados, além de suplementação de cálcio e vitamina D e, uso de medicações visando redução da perda de cálcio no osso.

Dr. Raphael Ovidio
CRM-MS: 5.320
Médico Reumatologista


Osteoporose - Epidemia silenciosa Osteoporose - Epidemia silenciosa Editado por saude.chakalat.net on 10:56 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.