Identificando a tratando a Osteoporose







Osteoporose é a perda gradual da massa e da densidade óssea ou, para simplificar, é a perda de osso!
O ponto máximo do desenvolvimento ósseo da mulher costuma acontecer quando ela se encontra entre os 20 e os 30 anos de idade, mas naquelas que têm uma dieta alimentar pobre ou que não se exercitam fisicamente, a perda de massa óssea pode começar já nos primeiros anos dessa faixa etária. Pode não parecer, mas as células dos ossos, assim como todas as nossas células, são constantemente renovadas. A cada dia, um tecido ósseo novo é formado e algum tecido ósseo velho é retirado de circulação.

As técnicas mais utilizadas para detectar a osteoporose são a densitometria e os marcadores ósseos. A densitometria permite diagnosticar o risco de fraturas, identificando os pontos do esqueleto em que existe perda de massa óssea. Já os marcadores são importantes para observar, em um curto período, a velocidade de redução das taxas de remodelação óssea, após começado o tratamento.

A prevenção, em qualquer idade, inclui exercício físico, mas sem excesso para não produzir efeito contrário, e dieta adequada. E essa dieta precisa ser rica em cálcio (brócolis, espinafre e demais legumes de folhas verde-escuro, beterraba, folhagem de nabo, amêndoa, figo e feijão), magnésio (grãos integrais, farelo de trigo, verduras com folhas verde-escuro, castanhas, amêndoas, feijões, banana e damasco), oligoelementos, como zinco e cobre, vitaminas C, D e betacaroteno (provitamina A). E não se deve esquecer de tomar sol (pelo menos quinze minutos por dia), pois o betacaroteno transforma-se em vitamina A sob a ação da luz solar.
Identificando a tratando a Osteoporose Identificando a tratando a Osteoporose Editado por saude.chakalat.net on 05:06 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.