Fuja dos alimentos que roubam calcio do organismo






O cálcio é um elemento fundamental para o fortalecimento e manutenção da massa óssea no corpo, além de ter outros papéis importantíssimos. De acordo com a endocrinologista Tatiana Cunha "ele participa de funções como a contração muscular, funcionamento das células, transmissão de impulsos nervosos, regulação da pressão arterial, produção de hormônios e enzimas".

Dados compilados pela pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012 mostram que, ao contrário do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, mais de 60% das brasileiras não ingere as três porções de leite e derivados indicadas para prevenir a osteoporose.

Segundo o ginecologista Bruno Muzzi, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) é preciso ampliar e massificar informações sobre o papel da alimentação saudável para a saúde óssea e a prevenção da osteoporose. "É importante mostrar de que forma é possível obter os nutrientes necessários para a promoção da saúde óssea".

O que pouca gente sabe é que alguns alimentos "roubam" o cálcio impedindo que ele seja absorvido pelo corpo. "O sal, fitatos e oxalatos, café, refrigerante e chocolate dificultam a absorção do cálcio, prejudicando sua biodisponibilidade", comenta a especialista.

Por conta da cafeína, o café e outras bebidas, como os refrigerantes e chás, que levam esse componente na sua formulação, podem ser prejudicais, quando consumidas em excesso, especialmente para quem tem osteoporose. Ela tem efeito diurético e, portanto, prejudica a absorção do cálcio, contribuindo para que ele seja eliminado mais rapidamente do organismo pela urina. É importante lembrar que não se deve consumir mais do que quatro xícaras de café por dia.

O sódio, presente no sal, também aumenta a eliminação do cálcio por meio da urina. É muito importante evitá-lo ao máximo, principalmente no momento em que se tempera a salada. Para substituí-lo vale usar o limão e o azeite.

Os refrigerantes são outros grandes vilões, principalmente pelo fato de terem grande quantidade de fósforo em sua composição, outro nutriente que prejudica a absorção de cálcio no organismo. O que acontece é que o fósforo aumenta a produção do paratormônio, um hormônio responsável pelo controle do cálcio nos ossos e também nas células. "O excesso de proteínas e fósforo presentes nas carnes vermelhas e nas bebidas com 'cola', bem como o uso excessivo de sal aumentam a perda de cálcio pelo rim", explica a reumatologista da Unifesp, Dra. Vera Lucia Szejnfeld.

Os fitatos e o ácido oxálico, presentes no feijão, ervilha, nozes, espinafre, acelga e tomate, aumentam a eliminação do cálcio por meio das fezes. Apesar de muito conhecidos como saudáveis, os cereais possuem essas duas substâncias. Não necessariamente eles devem deixar de ser consumidos. O ideal é ingerir outros alimentos que ajudem na absorção do cálcio como as frutas, verduras e legumes.

Além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que, como dito anteriormente, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Para comer essa delícia com menos culpa, prefira o consumo de chocolates com maior teor de cacau, pois, apesar de prejudicar a absorção de cálcio, há, ao menos, maior ação antioxidante – o que não acontece com chocolates com menos cacau em sua composição.

"O cálcio é importante, mas sozinho não cumpre suas funções. Concentrações adequadas de vitamina D, exposição ao sol em horários recomendados e com o protetor solar, alimentos enriquecidos com cálcio e vitamina D e suplementação farmacológica quando necessário, são fatores que garantem os benefícios desse nutriente ao corpo", completa a especialista.


Fuja dos alimentos que roubam calcio do organismo Fuja dos alimentos que roubam calcio do organismo Editado por saude.chakalat.net on 07:37 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.