Cuidados: saiba como evitar a osteoporose






Muita gente acredita que a osteoporose, doença que atinge 20 milhões de mulheres no Brasil, é uma herança da terceira idade. Mas a história não é bem assim. O mal que causa fragilidade dos ossos tem prevenção.

Esta pode começar já no início da vida, na fase da amamentação. As atitudes de prevenção são simples: manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e banhos moderados de sol são as três principais armas contra a doença.

O problema começa pela dieta alimentar das brasileiras. A cada 10 mulheres, nove não consomem a quantidade ideal de cálcio essencial para a saúde dos ossos. A média nacional é de 400mg de cálcio/dia, e a recomendação do Ministério da Saúde é de 1000mg.

O resultado é que um terço das mulheres acima dos 50 anos tem a doença, segundo o Brazos (Estudo Brasileiro de Osteoporose).

As maiores fontes de cálcio são o leite, queijos, e vegetais da cor verde escura. Os exercícios de impacto e de resistência, como a caminhada, a musculação e a dança também auxiliam a absorção de vitamina D.

Ambos os cuidados devem ser complementados com a exposição moderada ao sol: por pelo menos 15 minutos por dia, preferencialmente antes de 10 horas da manhã ou depois das 16h.


Cuidados: saiba como evitar a osteoporose Cuidados: saiba como evitar a osteoporose Editado por saude.chakalat.net on 10:18 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.