Ossos fortes todos os dias





 

A boa condição óssea é fundamental para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar. Por isso, a prevenção da osteoporose é fator relevante e deve ser considerada em todas as fases da vida.

A osteoporose é uma doença silenciosa, ou seja, que se manifesta sem sinais clínicos como dor ou fraqueza, por exemplo. Ela é caracterizada pela diminuição da densidade de massa óssea, promovida, dentre outros fatores, por carências nutricionais, em especial, deficiência de cálcio e vitamina D.

Segundo a nutricionista Hevoise Papini*, a osteoporose pode atingir todos os ossos do corpo, tornando-os fracos e aumentando o risco de fraturas. "A doença também é responsável por perda de estatura e problemas posturais", completa.

A boa notícia é que a prevenção está ao alcance de todos, por meio da adoção de pequenos hábitos no dia a dia. Hevoise dá algumas dicas:

- Seguir uma dieta equilibrada é primordial. Consuma, diariamente, alimentos fontes de cálcio e vitamina D, como leite, iogurtes e queijos principalmente. Vegetais verdes escuros e o gergelim também fornecem cálcio.

- Evite a ingestão excessiva de sódio, pois esse mineral aumenta a excreção de cálcio pela urina.

- Mantenha uma rotina de exercícios, como caminhadas, sempre com a orientação de um educador físico.

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cafeínas e refrigerantes, especialmente à base de cola.

- Não faça uso de tabaco.

A nutricionista enfatiza a importância da oferta adequada de cálcio e vitamina D desde a infância, quando ocorre a formação dos hábitos alimentares, até a vida adulta.

Ossos fortes todos os dias Ossos fortes todos os dias Editado por saude.chakalat.net on 05:02 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.