A gravidade da osteoporose em homens





Osteoporose Ortopedistas alertam para a gravidade da osteoporose em homens

A osteoporose não é uma doença só de mulheres como muitos pensam, também afeta os homens e costuma apresentar forma até mais grave no sexo masculino.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, os homens representam 25% dos pacientes com o mal, sendo que dois terços podem morrer em consequência de fraturas causadas pelo problema. Entre as mulheres, um terço corre este risco.

Para Márcio Passini, presidente do comitê de doenças osteometabólicas da Sociedade, os homens não têm o hábito de ir ao médico e só descobrem a doença quando sofrem fratura, ou seja, quando a osteoporose já está instalada.

Outro dado que preocupa os ortopedistas em relação aos homens é a ocorrência de morte após fratura de fêmur ser mais frequente no primeiro ano após o acidente.

Os ortopedistas explicam que a perda de massa óssea aumenta com o passar dos anos e a maioria dos fatores de risco é reversível ou evitável.

Na faixa dos 50 anos, perde-se 0,5% de massa, já aos 65, são 2% e ao chegar aos 85 sem se cuidar, a chance de ter osteoporose é altíssima e por isso deveria ser obrigatório realizar densitometria óssea para quem chega a essa faixa etária sem nunca ter feito, orienta Márcio Passini.

Outros fatores de risco são: sedentarismo; alimentação deficiente em cálcio; tabagismo e excesso de café, que prejudicam o metabolismo do cálcio; falta de vitamina D, que faz o cálcio sair do intestino e ir para o sangue; baixo peso, pois os ossos costumam ser mais fracos; e a genética, já que pessoas com ocorrências de casos na família têm mais chances de ter a doença.

Evitar a osteoporose requer a adoção de medidas simples, como ter hábitos saudáveis, fazer atividade física, tomar cálcio e vitamina D para uma melhor qualidade de vida, conclui o ortopedista da sociedade.
A gravidade da osteoporose em homens A gravidade da osteoporose em homens Editado por saude.chakalat.net on 10:49 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.