Hidroginástica ajuda a evitar riscos da Osteoporose







Um estudo realizado por pesquisadoras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que aulas de hidroginástica de alta intensidade, que combinam sequências de exercícios de força, resistência e equilíbrio, são grandes coadjuvantes na prevenção de danos ligados à osteoporose. A análise foi coordenada pela pesquisadora Linda Moreira Pfrimer e a técnica foi batizada de HidrOS.

A pesquisa contou com a participação 88 mulheres na menopausa, dividas em dois grupos. Todas receberam suplementação de cálcio e vitamina D, mas apenas um dos grupos foi submetido a uma hora de Hidro três vezes por semana, durante seis meses.

As propriedades físicas da água, como o empuxo (força de baixo para cima conforme à lei de Arquimedes), a pressão hidrostática (força transversal circundando o corpo imerso na água), a tensão superficial e a turbulência (instabilidade gerada pelo movimento na água) contribuem para exercitar e proporcionar efeitos benéficos.

Você já pensou quantas forças você tem que vencer dentro d’água? A ação da gravidade vai depender da profundidade da imersão. Nas atividades “deep water”, você trabalha em flutuação, que pode fazer parte da aula ou não. Durante a aula de hidroginástica atuam as resistências vertical (empuxo) e horizontal (pressão hidrostática), tensão superficial e arrasto.

A ação da gravidade é proporcional à estatura do aluno, à profundidade da água e aos implementos aquáticos como caneleira pesada, flutuadores, step, jump, elásticos, tubo água, halteres, etc, que oferecem resistência em todos os sentidos.

Na água, você faz força o tempo todo, mesmo quando está parado, ocasião em que você contrai toda a musculatura isometricamente para manter-se no lugar. É um eterno equilibrar-se através das reações de equilíbrio provocadas no cérebro.

Hidroginástica ajuda a evitar riscos da Osteoporose Hidroginástica ajuda a evitar riscos da Osteoporose Editado por saude.chakalat.net on 10:14 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.