Tratamentos e medicamentos para a Osteoporose





Os objetivos do tratamento contra osteoporose são:

  • Controlar a dor decorrente da doença
  • Retardar ou interromper a perda óssea
  • Prevenir fraturas ósseas com medicamentos que fortaleçam os ossos
  • Minimizar o risco de quedas que possam causar fraturas

Existem vários tratamentos diferentes para osteoporose, inclusive mudanças no estilo de vida e uma variedade de medicamentos.

Medicamentos são usados para fortalecer os ossos quando:

  • A osteoporose tiver sido diagnosticada por um estudo de densidade óssea.
  • A osteopenia (ossos finos, mas não osteoporose) tiver sido diagnosticada por um estudo de densidade óssea, se tiver ocorrido uma fratura.

BISFOSFONATOS

Os bisfosfonatos são as drogas primárias usadas tanto para prevenir quanto para tratar da osteoporose em mulheres em pós-menopausa.

  • Os bisfosfonatos tomados por via oral incluem alendronato (Fosamax), ibandronato (Boniva) e risedronato (Actonel). A maioria é tomada por via oral, geralmente uma vez por semana ou uma vez por mês.
  • Bisfosfonatos tomados através da veia (de maneira intravenosa) são prescritos com menos frequência.

CALCITONINA

A calcitonina é um medicamento que retarda a taxa de perda óssea e alivia a dor nos ossos. Ela está disponível como spray nasal ou injeção. Os efeitos colaterais principais são irritação nasal pelo uso da forma de spray e náusea pelo uso da forma injetável.

A calcitonina parece ser menos eficiente do que os bisfosfonatos.

TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL

A terapia de reposição hormonal (TRH) ou estrogênica (TRE) não é muito usada atualmente para prevenir a osteoporose nem é aprovada para tratar de mulheres que já tenham sido diagnosticadas com essa doença.

Algumas vezes, se o estrogênio tiver ajudado uma mulher e ela não puder adotar outras opções para prevenir ou tratar da osteoporose, o médico pode recomendar que ela continue fazendo a terapia hormonal. Se você estiver considerando adotar a terapia hormonal para prevenir a osteoporose, discuta os riscos com seu médico.

HORMÔNIO DA PARATIREOIDE

A Teriparatide (Forteo) foi aprovada para o tratamento de mulheres em pós-menopausa que têm osteoporose grave e que estão sob alto risco de fraturas. O medicamento é ministrado através de injeções subcutâneas diárias. Você mesmo pode ministrar as injeções em casa.

RALOXIFENO

O raloxifeno (Evista) é usado para a prevenção e o tratamento da osteoporose. O raloxifeno é semelhante à droga tamoxifeno para câncer de mama. O raloxifeno pode reduzir o risco de fraturas da coluna em quase 50%. No entanto, ele parece não prevenir outras fraturas, inclusive as dos quadris. Ele pode ter efeitos protetores contra doença cardíaca e câncer de mama, embora sejam necessários mais estudos.

O efeito colateral mais sério do raloxifeno é um risco muito pequeno de coágulos de sangue nas veias das pernas (trombose venosa profunda) ou nos pulmões (embolia pulmonar).

Foto: ADAM

Exercício de desenvolvimento ósseo

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercícios regulares podem reduzir a probabilidade de fraturas ósseas em pessoas com osteoporose. Estudos mostram que exercícios que exigem que os músculos puxem os ossos provocam retenção e possível ganho de densidade óssea.

Alguns dos exercícios recomendados incluem:

  • Exercícios calistênicos – caminhar, correr, jogar tênis, dançar
  • Exercícios de resistência – pesos livres, máquinas com peso, faixas elásticas
  • Exercícios de equilíbrio – tai chi, ioga
  • Pedalar bicicletas ergométricas
  • Utilizar máquinas de remos

Fonte

Tratamentos e medicamentos para a Osteoporose Tratamentos e medicamentos para a Osteoporose Editado por saude.chakalat.net on 06:21 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.