O que significa o Reumatismo?





Já ouviram alguém falar “Só pode ser reumatismo!”? Pois é, a palavra reumatismo é mais conhecida que os sintomas relativos à doença sobre a qual ela se refere, que está longe de se resumir somente a dores nos ossos em mulheres mais velhas. Vamos saber então?

Uma das principais doenças reumáticas que carrega o título de reumatismo é a Artrite Reumatóide (AR), doença inflamatória que acomete cerca de três mulheres para cada homem, principalmente entre 35-55 anos.

Ao dobrar os dedos e joelhos, por exemplo, você percebe que existe um mecanismo articular aí que, se você pensar um pouco, só pode ter alguma coisa envolvendo os ossos para que eles deslizem sem dificuldades, não é? Então, entre essas articulações existe uma estrutura chamada membrana sinovial, que produz um líquido para facilitar esse deslizamento. É a inflamação dessa membrana a principal característica da Artrite Reumatóide, a sinovite, sendo este o principal evento da doença que resulta em destruição das articulações envolvidas.

Mas quais são os sintomas que devem fazer você procurar um Reumatologista?

Bom, as principais manifestações da AR são:

  • Dor e inchaço articular, especialmente em mãos e punhos
  • Rigidez nas articulações pela manhã
  • Pode também se somar a:
    • Fadiga
    • Desconforto muscular
    • Anorexia
    • Mal- estar

Vale lembrar que os sintomas da AR não aparecem subitamente de forma clara. Aparece insidiosamente, vão surgindo de semanas a meses e ainda pode aparecer e desaparecer no início da doença. Esse é o motivo de muitas vezes o diagnóstico não ser dado na primeira visita ao médico, o que faz alguns pacientes trocarem de médico, diagnosticar com um outro profissional e dizerem “E aquele doutor não descobriu minha doença!”.

Na verdade, existem alguns critérios (Determinados pelo Colégio Americano de Reumatologia) para se dizer “Isso é Artrite Reumatóide!” e você pode não apresenta-los essa semana, mas na semana seguinte as manifestações já aparecem com clareza, podendo dar certeza do diagnóstico ao seu médico, entendeu?

Tudo bem, já vi que você pode estar curiosa para saber que critérios são esses, então vou lista-los aqui:

  • Rigidez articular matinal com duração maior ou igual a 1 hora
  • Inchaço e dor(artrite) de 3 ou mais articulações
  • Inchaço e dor das articulações das mãos e/ou punho
  • Envolvimento bilateral dos tecidos moles periarticulares
  • Presença de nódulos subcutâneos
  • Fator reumatóide no sangue positivo (essa deixa para o seu médico analisar, diz respeito a imunoglobulinas)
  • Alterações erosivas observadas no raio X

A observação contínua por 6 semanas ou a presença de 4 dos 7 critérios determinam o diagnóstico. Vale lembrar que a AR não envolve somente as articulações. Como se trata de uma doença do sistema imunológico, onde as células de defesa do indivíduo “ataca” ele mesmo, outros órgãos podem ser acometidos. Uma dessas manifestações eu citei acima, os nódulos subcutâneos, mais encontrados em casos graves. Pode haver muitas outras, dentre elas: alterações vasculares, oftalmológicas, neurológica, cardíaca e pulmonar.

Como o tratamento vai atuar? O Objetivo é aliviar a dor, reduzir a inflamação, preservar a força e a massa muscular, assim como a função da articulação e o retorno ao estilo de vida normal do paciente o mais rapidamente possível. Afinal, melhorar a vida é o principal objetivo!

O que significa o Reumatismo? O que significa o Reumatismo? Editado por saude.chakalat.net on 04:56 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.