O que é Osteomalacia?





Amolecimento é o enfraquecimento e desmineralização dos ossos nos adultos devido a uma deficiência em vitamina D (na criança esta situação denomina-se raquitismo).

O crescimento do osso normal requer um aporte adequado de cálcio e fósforo através da alimentação, mas o organismo não consegue absorver estes minerais sem que haja uma quantidade suficiente de vitamina D. O organismo obtém esta vitamina de certos alimentos e da acção da luz solar sobre a pele; a sua carência resulta num amolecimento e enfraquecimento dos ossos, que se tornam assim vulneráveis a distorções e fraturas.

Causas

A osteomalacia é geralmente causada por qualquer dos seguintes factores, isoladamente ou em conjunto: insuficiente aporte de vitamina D na dieta (por falta de manteiga, margarina enriquecida, peixe, ovos, ou óleo de fígado de peixe), exposição ao sol insuficiente ou insuficiente absorção de vitamine D ao nível do intestino, que pode ser devida a uma doença, como a doença celíaca, ou a ressecções cirúrgicas de grande parte do intestino. Entre as causas raras, contam-se a insuficiência renal, a acidose (acidez aumentada dos fluídos orgânicos) e certas doenças metabólicas hereditárias.

A osteomalacia é rara nos países desenvolvidos. As pessoas mais frequentemente afectadas são as que têm habitualmente uma alimentação pobre ou desequilibrada, os idosos limitados à sua casa e as pessoas de cor negra emigradas de países onde beneficiavam mais de sol.

Sintomas e sinais

A osteomalacia causa dores nos ossos (principalmente os do pescoço, pernas, ancas e costelas), fraqueza muscular e, se o teor de cálcio no sangue for muito baixo, tetania (espasmos musculares) nas mãos, pés e garganta. Se os ossos se tornarem muito enfraquecidos, podem fracturar-se mesmo por um traumatismo mínimo.

Diagnóstico e tratamento

A osteomalacia diagnostica-se através dos seus sintomas e sinais e por análises de sangue e de urina e radiografia. Em alguns casos, faz-se uma biopsia (de colheita de uma amostra de osso para análise microscópica).

O tratamento consiste na administração de uma dieta rica em vitamina D e na administração regular de um suplemento da vitamina. Estes suplementos habitualmente tomam-se por ingestão de preparados farmacêuticos; mas se estes não são absorvidos pelo intestino, então administram-se por via parentérica (injecções). Em alguns casos de mal absorção, pode ser necessário administrar suplementos de cálcio.
O que é Osteomalacia? O que é Osteomalacia? Editado por saude.chakalat.net on 05:39 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.