Alimentação saudável ajuda a prevenir osteoporose






A osteoporose é uma patologia que se caracteriza por fragilidade óssea com perda de massa óssea, que acomete principalmente mulheres na fase pós-menopausa e na senilidade. É conhecida como uma 'doença silenciosa' pois não apresenta sintoma, e muitas vezes é diagnosticada quando se manifestam as complicações como fraturas por traumatismos banais ou deformidades progressivas como a cifose e perda de altura. 

Vários são os fatores determinantes: raça, tipo físico, idade, sexo, estilo de vida, hábitos alimentares, atividades do cotidiano, habilidades motoras, entre outras. 

Hábitos saudáveis desde cedo, como viver em ambiente adequado, ter conhecimento das características individuais, investir em educação e saúde e evitar os atos deletérios que levam à doença são fundamentais para evitar a osteoporose. 

Portanto, apenas a intolerância ao leite e derivados, e o fato de não gostar de produtos de soja e tomar café não são fatores para determinar que venha desenvolver a osteoporose. Ter uma condição orgânica saudável, com bom equilíbrio de massa corporal, boa relação entre peso e altura, equilíbrio do aparelho locomotor e alimentação saudável são fatores preventivos para o problema. 

É recomendável alimentar-se de verduras de folhas escuras, frutas e legumes naturais e da época, com equilíbrio entre seus componentes e distribuídos ao longo do dia, manter um estilo de vida saudável com atividades físicas equilibradas e fazer a manutenção da saúde com a medicina preventiva. Tudo isso são fatores muito mais efetivos do que preocupar-se com o cálcio do leite e seus derivados, outros suplementos ou comprimidos de cálcio e abdicar-se do café. 

Em alguns países a população não adota o leite ou seus derivados no cardápio, e muito menos conhecem a soja; nem por isso tem osteoporose. O equilíbrio entre as necessidades e deficiências, conhecer os fatores de risco e sobretudo aqueles necessários para evitar a doença devem ser avaliadas com uma consulta ao seu médico de confiança. 
Alimentação saudável ajuda a prevenir osteoporose Alimentação saudável ajuda a prevenir osteoporose Editado por ADMIN on 13:23 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.