Curta e Siga


Osteoporose podem aparecer cedo




Conhecidos por acometerem pessoas em idades mais avançadas, os reumatismos, e mesmo a osteoporose, também podem atingir jovens. O assunto tem levado especialistas a discutir prevenção e diagnóstico precoce, além de tratamento adequado à idade e sexo.

http://images.minhavida.com.br/imagensConteudo/1560/osteoporose3_1560_242_268.jpg

"Reumatismo não é doença de velho. As doenças reumáticas podem acometer pessoas em qualquer idade, inclusive crianças. Algumas são mais comuns no homem, como a gota, e outras em mulheres, como a artrite reumatóide", alerta o reumatologista Felipe Prata Miziara.

Estima-se que no Brasil mais de 15 milhões de pessoas sofram de doenças reumáticas. Miziara explica que sempre que uma criança se queixa com frequência de dores em membros ou tem dificuldade para se movimentar, esticar mão ou cotovelo, sem a presença de dores, ela deve ser levada ao médico. O pediatra saberá avaliar a necessidade de tratamento específico.

Tanto em crianças quanto em adultos, é muito importante que a doença seja diagnosticada o quanto antes. São centenas as doenças classificadas como reumatismo. "Artrite é inflamação nas juntas e são variadas as causas, como gota, infecções, até mesmo a rubéola pode causar a artrite. E não adianta só tratar a dor. É necessário saber qual a doença responsável e tratá-la", afirma Miziara. Outras causas podem ser sobrecarga ou traumas, outras por degradação da cartilagem e até decorrentes de doenças endócrinas.
Para o reumatologista, cuidados amenizam os efeitos dos reumatismos: "Fazer atividades físicas, como caminhadas, hidroginástica e natação, e alongamentos podem ser de grande utilidade". Segundo ele, os exercícios auxiliam, mas apenas se forem respeitadas as condições clínicas e após avaliação médica para indicação da atividade mais adequada ao paciente.

No caso da osteoporose, é importante ter em mente que prevenção começa na infância e adolescência. Mudando hábitos de vida, alimentação e realizando exercícios adequados, evita-se a necessidade de tratamentos no futuro.

Tirei daqui


Dicas para Profissionais:
  • Curso Online de Atividade Física para Gestantes
  • Curso Online de Fisioterapia na Geriatria
  • Curso Prescrição do Exercício para Idosos baseado em Evidências Científicas
  • Curso Online Hidroginástica "Consciência e Movimento"

  • Nos Siga nas Redes Sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube . Adicione no grupo do Whatsapp

    Deixe seu comentário e nos marque(@Sua Saúde) pra gente ver:

    Nenhum comentário

    Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!