Prevenção a Osteoporose






Apesar de a osteoporose atingir com muito mais freqüência pessoas com mais de 50 anos, ela deve ser prevenida desde cedo. As pessoas devem pensar na prevenção como uma espécie de 'aposentadoria'. Se acumularem reservas de cálcio ao longo da vida, sofrerão menos as perdas com o avanço da idade, que faz com que o desgaste dos ossos seja maior.

Basicamente, a prevenção deve ser feita em três níveis:

Alimentação rica em cálcio e Vitamina D:

Nossos ossos são feitos de cálcio. Por isso, este é um nutriente fundamental para a saúde. Outro nutriente que não pode faltar é a vitamia D, que auxilia o organismo a absorver o cálcio. Os alimentos ricos em cálcio e Vitamina D são:
 Leite e derivados (iogurte, queijo etc);
 Folhas verdes (alface, agrião, espinafre etc);
 Peixes de águas profundas (salmão, sardinha etc).
 Derivados da soja.
 Evitar o excesso de álcool e de cafeína (cinco xícaras de café por dia são o máximo permitido);
 Um cuidado extra é tomar sol, que ajuda na produção da vitamina D. No Brasil, que é um país ensolarado, apenas uma caminhada ao ar livre todos os dias pode suprir a necessidade. Pessoas com dificuldades de locomoção também devem tomar um pouco de sol todos os dias.

Atividade física regular:
Os melhores exercícios para prevenir a osteoporose são os de impacto, que obrigam os ossos a manter o ritmo de regeneração. Os mais recomendados são a caminhada (ou a corrida, para os mais jovens) e a musculação (sem sobrecarga).

Tratamento dos problemas que podem provocar a doença:
A reposição hormonal após a menopausa (ou andropausa, para os homens) é necessária por vários motivos, incluindo a prevenção da osteoporose. Mas este é um tratamento que nem todas as pessoas podem fazer. Por isso, somente um médico poderá indicá-lo, após diversos exames.

Além da falta de alguns hormônios, diversas doenças podem causar a osteoporose. Entre elas estão a artrite reumatóide, o lúpus, a diabete, problemas na tireóide, o alcoolismo etc. Por isso, se você tiver alguma dessas doenças, converse com seu médico e observe os cuidados como suplementos de cálcio e de vitamina D.

Pessoas que sofrem de asma, alergias ou reumatismo, e que tomam remédios com cortisona por mais de seis meses seguidos, também devem tomar suplementos de cálcio e Viamina D, ter muito cuidado na alimentação e praticar esportes.

Prevenção a Osteoporose Prevenção a Osteoporose Editado por ADMIN on 11:25 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.