Causas da osteoporose






A osteoporose é uma doença preocupante, pois quando a destruição do osso é maior que a sua reparação, o equilíbrio se desfaz tornando-se pouco resistente e incapaz de suportar pequenos traumatismos: o osso, então, quebra-se com maior facilidade.

Osteoporose consiste no enfraquecimento da estrutura interna dos ossos. 

O osso é uma estrutura viva que necessita de uma variedade de nutrientes para manter sua força e elasticidade. 
A osteoporose caracteriza-se, então, pelo desequilíbrio entre destruição e reparação, enfraquecendo o osso, sua resistência mecânica e, dessa forma, tornando-o muito mais sujeito a fraturas.

As fraturas mais freqüentes são as de vértebras e quadris. As conseqüências: a deformidade na coluna vertebral, perda de estatura e dificuldade de locomoção.

Por causa do aumento da população e tempo médio de vida humana é cada vez maior o número de pessoas na terceira idade e, como estas pessoas são as mais propensas a adquirir a doença, social e economicamente falando, o problema vem se agravando a cada dia.

As principais causas da osteoporose são: 

* Envelhecimento;

* Menopausa;

* Dieta pobre em cálcio;

* Propensão familiar.

O diagnóstico da doença ou da tendência a adquirir essa doença pode ser avaliado através de um exame muito sensível que detecta perdas mínimas (mesmo antes da osteoporose se instalar): a Densitometria Óssea. Por causa da sua alta precisão esse exame é também valioso no acompanhamento da evolução da doença, quando já instalada em uma pessoa, permitindo monitorar o tratamento instituído. 

Além das mulheres menopausadas, o grupo de risco é formado por pessoas claras ou asiáticas, magras, baixas, com história familiar de osteoporose, fumantes, pessoas que fazem o uso excessivo de álcool ou café, pessoas com dietas pobres em cálcio, pessoas que fazem uso prolongado de alguns medicamentos, as imobilizadas em uma cama ou cadeira de rodas por mais de dois meses, entre outros riscos. 

Como prevenção (importantíssima para o sucesso do tratamento), o exame deve ser feito por todas as mulheres a partir de 45 anos de idade e todos os homens a partir dos 55 anos de idade.

O mais importante para o tratamento dessa doença é a prevenção ou diagnóstico precoce. A prevenção é feita através de alimentação equilibrada e rica em cálcio; exposição freqüente ao sol (em horários adequados); atividade física leve freqüente como, por exemplo, caminhar por 40 minutos ou mais, entre 4 a 6 vezes por semana.

Na maioria dos casos, o tratamento permite aumentar a quantidade de osso e, algumas vezes, quando a perda é pequena, pode-se curar por completo a osteoporose. O conhecimento nesta área e as medicações recentemente desenvolvidas permitem, no mínimo, estabilizar a perda óssea.

Converse com seu médico para obter maiores informações.


Fonte: saudeinformacoes
Causas da osteoporose Causas da osteoporose Editado por ADMIN on 07:16 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.