Osteoporose atinge entre 700 mil e 800 mil portugueses








A osteoporose atinge entre 700 mil e 800 mil portugueses, sendo a maioria mulheres, segundo uma estimativa avançada pela Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS), que alerta para o aumento do número de fracturas em consequência da doença, refere a Lusa.

A propósito do Dia Mundial da Osteoporose, que hoje se assinala, a presidente da APOROS, Viviana Tavares, disse que está a aumentar a probabilidade de um doente, principalmente mulheres, sofrer uma fractura devido à osteoporose. 



Segundo a reumatologista do Hospital Garcia de Orta, em Almada, cerca de 50 mil fracturas ocorrem anualmente como consequência da doença.

«O número global de casos aumenta com o envelhecimento da população», mas «nas fracturas osteoporóticas tem havido um aumento superior», alertou a especialista.

Como exemplo, referiu que as fracturas do colo do fémur têm registado um aumento de quatro por cento todos os anos.

Leia também:
Como é causada a Meningite
Saiba mais sobre a depressão infantil
Maconha tem efeitos menos nocivos que o álcool
Quiropraxia: conheça as vantagens e as desvantagens da terapia
5 cuidados para evitar lesões no Pilates
No Youtube 12: Protocolo ´P.R.I.C.E'


«Além do envelhecimento, há outros factores que podem estar a contribuir para que a incidência das fracturas esteja a aumentar», referiu, apontando o estilo de vida sedentária e a alimentação como prováveis causas da subida.

A reumatologista acrescentou que a osteoporose com fracturas está associada a um aumento da mortalidade, sublinhando que entre 15 a 20 por cento das pessoas com fractura do colo do fémur morrem após um ano de ter sido detectada a doença.

Para se evitar tal aumento, a presidente da APOROS aconselha uma alimentação saudável, prática de exercício físico, consumo moderado de bebidas alcoólicas, não fumar, não deixar a medicação e evitar quedas.

De acordo coma a especialista, uma em cada três mulheres depois da menopausa pode vir a ter osteoporose, enquanto um em cada cinco homens poderá ter a doença depois dos 50 anos.

A osteoporose é uma doença esquelética sistémica que se caracteriza pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, levando a uma diminuição da resistência óssea e ao consequente aumento do risco de fracturas.

Vi esse reportagem aqui
Osteoporose atinge entre 700 mil e 800 mil portugueses Osteoporose atinge entre 700 mil e 800 mil portugueses Editado por ADMIN on 09:22 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.