Prevenção total





A Osteoporose é definida como uma doença osteo metabólica, caracterizada por perda de massa óssea importante que faz com que seu portador seja mais propenso ao desenvolvimento de fraturas.
O avanço da medicina, a melhor qualidade de métodos de investigação e diagnóstico de doenças associado aos novos fármacos desenvolvidos pelas industrias farmacêuticas, culminaram com uma maior sobre vida da população.

Leia mais:


O envelhecimento populacional, uma tendência mundial, fez com que doenças características da população idosa tenham uma maior prevalência, o que predispõem ao aparecimento de maior número de pessoas incapacitadas se não tratadas adequadamente.

É, a Osteoporose uma destas doenças.

Tentar prevenir as complicações causadas pela Osteoporose é possível desde que se adotem medidas específicas para tal.
O processo de remodelação óssea (reabsorção/reparação), como na maioria dos tecidos vivos, passa por três períodos distintos durante a vida de qualquer indivíduo.

Primeira fase - Do nascimento a maioridade
Nesta fase que se inicia no nascimento e que persiste até por volta dos 20-22 anos, a formação óssea é muito maior do que a reabsorção que, praticamente, inexiste.
É nesta fase que criança ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível. O ganho de massa óssea nesta fase é diretamente proporcional ao tipo de alimentação consumida, pratica de esportes, hábitos de vida e inexistência de doenças.
A quantidade máxima de massa óssea acumulada é definida como "Pico de Massa Óssea", e será preponderante no processo de envelhecimento.

Segunda fase - Da maioridade ao envelhecimento
Nesta fase que, se inicia por volta dos 20-22 anos e que persiste na mulher até a menopausa, como regra temos a fase de neo formação óssea igual a fase de reabsorção óssea, o que caracterizará uma massa óssea constante.
Na ausência de doença e de fatores outros nocivos como má alimentação, fumo, excesso de ingestão alcoólica, sedentarismo, uso de fórmulas para o emagrecimento etc..., o "Pico de massa Óssea" será mantido.

Terceira fase - Envelhecimento
Nesta fase, que inicia-se na mulher por volta da menopausa em virtude, principalmente, das quedas hormonais existentes, os fenômenos de reabsorção superam os de reparação.
O aumento da atividade dos Osteoclastos (células responsáveis pela reabsorção óssea) supera nesta fase a atividade dos Osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea), ocorrendo com isso uma perda paulatina de massa óssea que pode evoluir para uma Osteopenia (forma leve) ou Osteoporose (forma mais grave).
Indivíduos portadores de Osteoporose, estatisticamente, tem maior número de fraturas que, dependendo do sítio de acometimento e tempo de hospitalização, pode acarretar incapacidade ou mesmo levar ao óbito.
Pelo acima exposto podemos verificar que a prevenção da Osteoporose é de importância capital, podendo ser realizada ainda na primeira fase da vida.
Se imaginarmos que o pico de massa óssea funciona como uma poupança óssea, quanto maior o pico de massa óssea obtido, maior será o tempo que teremos para que com o envelhecimento a sua redução atinja níveis de doença (Osteopenia/Osteoporose).
Hábitos de vida saudáveis, alimentação rica em cálcio, atividade esportiva constante, exposição ao sol são as maneiras corretas de melhorar o pico de massa óssea. Nesta fase, a prevenção é fruto, entre outras variáveis, da correta orientação dos pais.
Uma vez iniciado o processo de envelhecimento a prevenção da Osteoporose torna-se imprescindível, podendo ser feita de duas maneiras diferentes.
A primeira, passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis (baixa ingesta de café e álcool, atividade física regular, não uso de fórmulas para emagrecimento) e a segunda, pelo uso de medicações específicas para diminuir a atividade Osteoclástica.
É nesta segunda fase que o uso dos Bifosfonatos associados a suplementação de cálcio e vitamina D são de importância capital.
Converse com seu Reumatologista. Ele é a pessoa indicada para a sua orientação.
Prevenção total Prevenção total Editado por ADMIN on 17:07 Nota: 5

Nenhum comentário:

Comente com educação que o seu comentário será aprovado. Participe sempre!

Tecnologia do Blogger.